
Na posse da diretoria 2026-2027, o presidente da ABAPI destacou o PL 3876/2024, avanços institucionais, fortalecimento da representatividade e novas iniciativas estratégicas para a Propriedade Industrial.
Inscrições para o Encontro Nacional ABAPI, em março em Brasília, debaterão o PL 3876/2024, que regulamenta a profissão de Agente da Propriedade Industrial no Brasil.
ABAPI participou da abertura do Convergir 2025, destacando parceria histórica com o INPI e o fortalecimento da propriedade industrial como instrumento estratégico do desenvolvimento econômico.
ABAPI avalia que transformar o INPI em autarquia especial pode trazer avanços, mas exige amadurecimento institucional, segurança jurídica, autonomia financeira e amplo diálogo com a sociedade.
ABAPI e INPI apresentaram melhorias no sistema de cadastro, facilitando alterações por procuradores, pesquisa de GRU e desburocratização de solicitações, visando melhor experiência dos usuários.
ABAPI e FICPI realizaram encontro institucional para fortalecer cooperação, troca de expertise e iniciativas conjuntas, ampliando a atuação estratégica em debates globais de Propriedade Intelectual.
No Congresso da ASIPI, a ABAPI apresentou o Código de Ética e o PL 3876, destacando a regulamentação da profissão de API e a importância da ética no cenário internacional.
A ABAPI participou do Congresso da ASIPI em Buenos Aires, fortalecendo relações internacionais, debatendo o futuro da Propriedade Intelectual e promovendo o Encontro Nacional de 2026.
A gestão 2026-2027 da ABAPI amplia sua diretoria e conselho, fortalecendo áreas institucionais, internacionais, comunicação, ensino inclusivo e sustentabilidade.
Representantes do sistema de Propriedade Intelectual prestigiaram o encontro de fim de ano da ABPI e ABAPI, celebrando e incentivando as novas diretorias das entidades.
Na posse da diretoria 2026-2027, o presidente da ABAPI destacou o PL 3876/2024, avanços institucionais, fortalecimento da representatividade e novas iniciativas estratégicas para a Propriedade Industrial.
Encontro em Pequim reuniu CNIPA e Câmara Europeia para reforçar cooperação China–UE em propriedade intelectual, destacando proteção igualitária, inovação, investimentos e fortalecimento do ambiente global de negócios.
O EPO atualizou a plataforma myEPO, permitindo desenhos em cores e oferecendo novas opções flexíveis de depósito, fortalecendo a modernização dos serviços digitais de Propriedade Intelectual na Europa.
O INPI está dando os últimos retoques no programa do evento que celebrará os 55 anos do Instituto.
Está chegando o encontro de final de ano ABAPI/ABPI, que reunirá a comunidade de PI no próximo dia 10 de dezembro, às 18h, na sede da ABPI, no Rio. Na ocasião tomarão posse as diretorias das duas entidades em clima de festa e confraternização Para se inscrever acesse: https://app.abpi.org.br/Evento/Hotsite/261
O Encontro Nacional ABAPI será de 10 a 13 de março próximos, em Brasília. O tema âncora será o PL 3876/2024, em análise na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados, que visa regulamentar a profissão de Agente da Propriedade Industrial (API).
A ABAPI participou do lançamento da revista “Diálogos para Sustentabilidade”, que integra debates sobre mudanças climáticas e Propriedade Intelectual, reunindo governo, especialistas e interessados no tema.
A IA impulsiona tecnologias assistivas emergentes, ampliando aplicações e oportunidades de mercado, com crescimento global de patentes e destaque para mobilidade, sensores e interfaces cérebro-computador.
Após reuniões entre ABAPI e INPI, o sistema de cadastro foi ajustado, incluindo campo para alteração de dados de titulares PJ sem login, atendendo necessidades dos usuários.
Presidente do INPI apresenta proposta de transformação em agência reguladora, busca apoio das entidades de PI e destaca necessidade de maior autonomia orçamentária para modernizar serviços e reduzir prazos.