

O Grupo de Trabalho de Marcas (GTM) da ABAPI, integrado pela vice-presidente Andrea Possinhas e os coordenadores Ana Lucia Borda e Thiago Souza, está analisando as minutas submetidas à Consulta Pública sobre marcas de alto renome aberta, no último dia 08 de abril, pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Em paralelo, a ABAPI vem se reunindo com institutos de pesquisas a fim colher opiniões acerca de novos aspectos técnicos lançados pela minuta de normativa.
Em uma primeira leitura, chamou a atenção do GTM a exigência expressa de apresentação de pesquisas de mercado, diferentemente da normativa anterior, que apenas recomendava a sua apresentação. Nesse aspecto, a proposta de normativa deixa claro que deverão ser apresentadas duas pesquisas: de mercado e de imagem da marca, ambas de abrangência nacional. Esta última está relacionada especificamente à percepção de qualidade, reputação e prestígio associado à marca.
O GTM avalia ainda que a proposta de normativa também inova em relação à norma ainda vigente, “que é silente a esse respeito”, ao fixar um percentual mínimo de 71% de reconhecimento do total da amostra. Os coordenadores do GTM destacam ainda os diversos parâmetros que deverão ser observados quando da realização das pesquisas, notadamente aqueles que tratam da captação e do recrutamento da amostra. São igualmente estabelecidas perguntas obrigatórias e estas deverão seguir uma ordem determinada.
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