O XIX Encontro ABAPISUL deixou um gosto de “quero mais” entre os participantes. Foram três dias de palestras de alto nível, confraternização, troca de experiências e o desejo de estar presente no próximo evento, em 2025, que comemorará as duas décadas do Encontro ABAPISUL, em Foz de Iguaçu, no Paraná. “O evento deste ano, com participação recorde de um terço de estrangeiros, do total de 150 inscritos, nos alçou a um patamar mais elevado na propriedade intelectual”, comentou o presidente da ABAPI, Gabriel Di Blasi. “Cada vez mais, os Encontros ABAPISUL passam a constar no calendário de propriedade intelectual do Brasil e do exterior”.
Veja abaixo os depoimentos dos participantes do XIX Encontro ABAPISUL:
Alejandra Aoun (Argentina)
O evento da ABAPISUL é uma maravilha. É bom tanto na parte acadêmica quanto na parte social, com pessoas interessantes para se interagir e trocar experiências. Participo deste evento há oito anos e sempre espero com muita vontade a época de acontecer.
Arturo Covarrubias (Chile)
“Gostei muito. O evento aconteceu em local privilegiado, com belezas naturais e opções culturais, o que permitiu um relaxamento em relação aos trabalhos acadêmicos. Isso, sem falar da oportunidade de conhecer muita gente interessante, talvez com mais proximidade do que em congressos maiores, em São Paulo ou Rio de Janeiro. E um destaque para a parte intelectual, da programação acadêmica, de alto nível”.
Eduardo Augusto Faitarone do Sim (Brasil)
“Acompanho os Encontros ABAPISUL há mais de uma década. É um espaço para ideias e para pensarmos, junto com os órgãos afins, sobre o futuro da propriedade intelectual e da carreira de agente de PI. Além do fato de que o evento é pautado pela descontração e grande interação entre os profissionais da propriedade intelectual”.
Eduardo Fonseca (Brasil)
“O evento foi muito legal, com temas muito atuais. Os debates foram de alto nível, com abordagens importantes e de interesse dos escritórios e das empresas brasileiras. O lado pessoal também foi proveitoso, o que, tudo isso, fez com que o evento valesse muito a pena”.
Gordiano Casas (Espanha)
“Estou encantado, o encontro foi muito interessante. É a primeira vez que participo e sem dúvida pretendo retornar para os próximos eventos da ABAPISUL”.
Joana D'Arc Bernardo Bueno (Brasil)
“É o segundo ano em que participo. O evento manteve a tradição de unir pessoas de vários lugares, permitindo que todos conversassem, trocassem experiências. E os temas foram fundamentais, um deles sobre estes fraudadores, que se passam por agentes de PI, prejudicando o empreendedor honesto que está à procura de registrar sua marca”.
Jorge González Cisneros (Uruguai)
“O evento deste ano foi emocionante, espetacular, e muito receptivo para nós, estrangeiros. Temas importantes foram tratados, como Inteligência Artificial, transferência de tecnologia e outros. E depois, um jantar, para finalizar este evento maravilhoso”.
Saulo Calazans (Brasil)
“Achei o Encontro ABAPISUL muito bem-organizado. A participação de autoridades, como representantes do STJ e do INPI, foi muito proveitosa, pois permitiu que interagíssemos todos para debater a melhoria do sistema de propriedade intelectual do Brasil.”
Vera Lúcia Ferreira Pinheiro (Brasil)
“Desfrutamos em Gramado de um evento muito bacana, com painéis interessantes e bastante aprendizado. Esses encontros fortalecem o relacionamento entre os agentes da propriedade intelectual. Parabéns a Karen e sua equipe”.