Vestindo literalmente a camisa com os dizeres “Somos todos ABAPI”, o presidente Gabriel Di Blasi discursou para um público expressivo durante o evento de confraternização de final de ano da ABPI/ABAPI, no Rio de Janeiro. A celebração contou com presenças ilustres, como o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador Guilherme Calmon, a juíza federal Márcia Nunes Barros, a recém-eleita presidenta da OAB-RJ, Ana Teresa Basílio, o presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, além de representantes dos principais escritórios de Propriedade Intelectual (PI) do Brasil.
Durante sua fala, Di Blasi ressaltou a importância do Projeto de Lei 3876/2024, que visa regulamentar a atividade de Agente da Propriedade Industrial e criar um órgão de fiscalização para assegurar o controle e a qualidade da profissão. Ele pediu o apoio de todos os presentes para que essa iniciativa avance, destacando seu papel estratégico para a valorização da classe.
Além do PL 3876/2024, a gestão da ABAPI em 2024 foi marcada por ações relevantes, como:
- Participação ativa em Consultas Públicas sobre temas estratégicos de PI.
- Atuação como amicus curiae em processos judiciais estruturantes, em colaboração com a ABPI, para defender os interesses da comunidade de PI.
Com discursos inspiradores e uma programação repleta de destaques, o evento reafirmou o compromisso da ABAPI com o fortalecimento da Propriedade Intelectual no Brasil.
A ABAPI também reforçou a interlocução com o Senado e a Câmara e com instituições afeitas, como a Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria. O diálogo com o governo aumentou por meio do Grupo Interministerial da Propriedade Intelectual (GIPI) e dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). Já a parceria com o INPI vem sendo fortalecida por meio de reuniões de trabalho conjuntas e em campanhas cooperativas contra práticas ilegais.
Novos cursos e webinars com temas específicos de PI, como almoços-palestras, estão para serem lançados já a partir do primeiro semestre do ano que vem, incluindo a seccional ABAPISUL, cujo Encontro anual está marcado para março próximo em Foz do Iguaçu. Em breve serão abertas as inscrições.
A ABAPI prepara ainda a implementação de um plano de governança, que, por meio de planejamento e metas, entre outros, busca tornar a entidade mais ágil, eficiente e produtiva para assegurar uma governança alinhada com as melhores práticas organizacionais.