
No último dia 18, o Grupo de Tecnologia da ABAPI – formado por Cyntia Vieira, Leandro Pires, Rodrigo Aquino, Rodrigo Gonçalo e Ricardo Saracuza — participou da apresentação do Planejamento Estratégico de TI do INPI, conduzida pela equipe do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Instituto.
Mais do que uma reunião técnica, avaliou o Grupo da ABAPI, o momento representou uma valiosa oportunidade de escuta, análise crítica e troca construtiva. “Durante o encontro, ficou evidente que os desafios enfrentados pela área de TIC do INPI são, também, reflexos de um ecossistema em constante transformação, que exige, cada vez mais, ações integradas, sustentáveis e orientadas ao valor agregado”.
“Foi nesse contexto que nosso grupo reafirmou sua essência: atuar estrategicamente, com visão sistêmica e clareza sobre os reais desafios do negócio antes de propor qualquer solução. Conduzimos o encontro como uma oportunidade de compartilhar nossa vivência prática e liderança em tecnologia aplicada ao negócio. Demonstramos como o PETI pode — e deve — ser impulsionado a partir de uma abordagem que vá além da tecnologia pela tecnologia, enxergando nela um meio de promover excelência, eficiência e inteligência institucional”.
O Grupo destacou ainda como iniciativas previstas no planejamento do INPI — como a transformação digital, modernização de sistemas, estruturação de dados e adoção de inteligência artificial — podem ganhar ainda mais força com o apoio de especialistas que conhecem o dia a dia das operações, do negócio e os impactos reais de cada decisão tecnológica. “Mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso: somos parceiros estratégicos que compartilham o mesmo objetivo — fortalecer o sistema de propriedade intelectual no Brasil com inteligência, consistência e propósito”.


