Uma maior conexão mundial com a PI, de um lado, e, de outro, um reforço na valorização das minorias e da sustentabilidade empresarial são os objetivos da criação das novas diretorias da ABAPI: a Diretoria Internacional, representada por Rui Duarte Catana e pela diretora-adjunta Karin Grau; e a Diretoria de Diversidades, por Renata Westminster Shaw. Instituídas por alteração estatutária em Assembleia Geral Ordinária de 17 de novembro último, as novas diretorias fazem parte do processo de renovação contínua da ABAPI.
Segundo o Art. 27 do Estatuto da ABAPI, cabe à Diretoria Internacional: disseminar internacionalmente as atividades da ABAPI com o objetivo de ampliar a visibilidade da Associação; atrair novos associados estrangeiros e ampliar o quadro de associados da ABAPI; promover eventos e encontros (presenciais e/ou virtuais) relacionados à Propriedade Intelectual; e desenvolver o relacionamento institucional entre a ABAPI e as entidades profissionais internacionais; bem como às instituições acadêmicas;
O Art. 28 do Estatuto, por sua vez, determina que à Diretoria de Diversidade compete: desenvolver estratégias e políticas que promovam a conscientização sobre a diversidade, inclusão e o respeito em relação aos aspectos ambientais, sociais e de governança, sempre alinhados com os valores da Associação; e difundir políticas que colaborem com a inclusão e a equidade de associados que representem diversos grupos, como minorias étnicas, de gênero, dentre outras diversas origens, promovendo a construção de redes de apoio mútuo.