
O pequeno distrito de Pindoguaba, no Ceará, produtor de artesanato a partir da fibra do vegetal denominado “croá”, acaba de receber o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP) do INPI. Com esse registro, somam 155 as IGs reconhecidas, sendo 114 IPs (113 nacionais e 1 estrangeira) e 41 Denominações de Origem – DOs (31 nacionais e 10 estrangeiras).
Com folhas de longas grande resistência e durabilidade, o croá (Neoglaziovia variegata Arr. Cam) é uma planta típica da caatinga, sendo encontrada em vários trechos do litoral e do sertão nordestino. Segunda maior fonte de renda de Pindoguaba, depois da agricultura, a planta é usada na confecção de diversos produtos, como cordas, cabrestos para animais, mantas e redes.
A documentação apresentada ao INPI mostrou que o artesanato de Pindoguaba alcançou fama, notoriedade e reputação ao longo dos anos pela originalidade. O reconhecimento de IG é fruto de um esforço de resgate cultural que envolveu o Sebrae/CE, a Secretaria de Cultura do município de Tianguá e a Associação Flor do Croá.


