
Está tudo pronto para o XXXIX Encontro Nacional da ABAPI, que ocorrerá de 10 a 13 de março próximos, no hotel Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O evento, tradicionalmente realizado no Sul do País, chega este ano à capital federal centrado no PL 3876, tema capitaneado pela ABAPI, que propõe a regulamentação da profissão de Agente da Propriedade Industrial (API). Será o principal espaço, no coração político do País, para reencontrar amigos, fortalecer conexões e promover diálogos institucionais de alto nível. As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 04 de março.
Além do tema âncora, a Regulamentação da profissão de Agente da PI (PL 3876), o Encontro Nacional da ABAPI trará para debate outros itens de relevância no campo da Propriedade Intelectual. Estão na pauta “O papel do GIPI (Grupo Interministerial da Propriedade Intelectual) no alinhamento interministerial na política PI”, “A eficiência estatal: o que ainda é necessário avançar”, “O fortalecimento da Frente Parlamentar no combate à pirataria”, “A aplicação da PI no ensino brasileiro: formando a cultura da inovação”, “PI e Bioeconomia: impactos pós COP30” e “O papel da Inteligência Artificial na Propriedade Intelectual”.
O evento contará com palestrantes de peso, protagonistas do sistema de Propriedade Intelectual dentro e fora do País. Estão confirmadas as presenças de importantes membros do Executivo, com destaque para o
Secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comercio e Serviços), Pedro Ivo Sebba Ramalho; e do presidente do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Júlio Cesar Castelo Branco Reis Moreira. O Legislativo estará devidamente representado pelos deputados federais Júlio Lopes, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria, e Covatti Filho; e o Judiciário, na pessoa da juíza Carolina Someson Tauk, do TRF2.
Além do presidente da ABAPI, Gabriel Di Blasi, anfitrião do evento, o setor privado marca forte presença no Encontro. No âmbito internacional, com as presenças dos presidentes da FICPI (Federação Internacional de Advogados da Propriedade Intelectual), Hélia Sugrañes; e da ASIPI (Asociación Interamericana de la Propriedad Intelectual), Matias Noetinger. Entre as entidades que representam a inovação no País destacam-se os presidentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alvarez Alban; da ABPI, Peter Eduardo Siemsen; e da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Renato Porto, entre outros importantes representantes do setor (


