A ABAPI e o INPI estão estudando o lançamento de uma campanha nacional contra as fraudes na área de Propriedade Intelectual. A ideia, tratada em reunião no último dia 11 deste mês entre as diretorias das duas instituições, prevê mensagens de alertas e esclarecimento público nos meios de comunicação e redes sociais sobre prestadores de serviços fraudulentos, que enviam aos usuários boletos e cobranças indevidas de taxas e outras despesas, além de informações enganosas induzindo o usuário a erro.
A regulamentação da profissão de Agente da Propriedade Industrial (API), como forma de prevenir e impedir a prática ilegais e criminosas de empresas fraudulentas no setor de PI, fará parte da campanha.
Participaram da reunião com o presidente do INPI Júlio Castelo Branco e sua diretoria, o presidente da ABAPI, Gabriel Di Blasi, o diretor de Relações Institucionais Roberto Torres Jr, as vice-presidentes Andrea Possinhas e Rosane Tavares, e os conselheiros Maria Eduarda Negri e Leonardo Cordeiro.
Para dar andamento à campanha de combate às fraudes em PI será criado um grupo de trabalho integrado pela diretoria da ABAPI e a corregedoria do INPI.