Em 2020, quando a atual diretoria, Alvaro Loureiro à frente, assumiu a gestão da ABAPI, o mundo foi surpreendido com a pandemia da Covid-19. Mas, as dificuldades serviram de aprendizado e hoje, quatro anos depois, os números comprovaram a máxima de que é na adversidade que brota a superação. “Claro que tudo isso não seria possível sem o auxílio da nossa Diretoria e Conselho, que estiveram ao meu lado durante essa jornada desafiadora”, disse Loureiro durante confraternização de fim de ano, na Casa Camolese, no Rio. “Juntos, enfrentamos dificuldades, celebramos vitórias e aprendemos uns com os outros: essa sinergia fortaleceu nossa associação e solidificou nossa posição como uma força unida e coesa”, acrescentou.
Com a adesão ao ambiente virtual, como forma de proteção contra a pandemia, a oferta de cursos da ABAPI aumentou: de 20, 30 alunos por sala saltou para mais de 100, num total superior a 1.500 alunos treinados. Graças ao formato on line, alunos de todos os estados da federação puderam participar dos cursos da ABAPI, tornando a associação mais conhecida no País. No mesmo ambiente virtual a ABAPI-ABAPISUL promoveu 22 lives.
Com o arrefecimento da pandemia, nos dois últimos anos, a ABAPISUl realizou três eventos presenciais no âmbito do seu Encontro Regional, além de seis almoços palestras, sendo dois em Porto Alegre, dois em Florianópolis e dois em Curitiba.
Nos últimos anos a ABAPI estendeu laços no âmbito internacional, com uma colaboração até então inédita com a ASIPI (Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual), e com associações congêneres europeias, como o CNCPI (Compagnie Nationale des Conseils em Proprieté Industrielle) e com a FICPI (International Federation of Intellectual Property).
No campo institucional merecem destaque a integração da ABAPI como membro do GIPI (Grupo Interministerial de Propriedade Industrial), que está definindo políticas para a PI no País; e o estreitamento da colaboração com o INPI (instituto Nacional da Propriedade Industrial). Junto com a autarquia, e em parceria com o USPTO, a ABAPI realizou palestras educativas na região Sul, com a participação direta da ABAPISUL, e em Recife.
O relacionamento com o Judiciário, no período, foi reforçado com a participação de magistrados nos eventos, como os encontros da ABAPISUL e o encontro nacional, com destaque para o realizado em parceria com o TJ do Rio Grande do Sul.
No último ano, a ABAPI, em parceria com o CRIE/COPPE UFRJ, conclui o projeto da pós latu sensu de PI, a se iniciar em 2024. Em breve, as inscrições serão abertas.
Os 75 anos da associação foram comemorados em grande estilo, no Jockey Club do Rio de Janeiro, em agosto passado. Na ocasião a ABAPI apresentou sua nova identidade, com renovação da logomarca e do site, modernizando o visual para selar os progressos feitos ao longo dos últimos anos.
A renovação da identidade visual, com novo site e logomarca, o lançamento da newsletter e contratação de conteudista especializado foram algumas das ações que intensificaram e aprimoraram a comunicação da ABAPI com seus associados e a comunidade de PI. “A ABAPI se modernizou e está revigorada, contudo preservando a força de sua essência, nascida nos idos de 1948, que a impulsionou para uma trajetória de sucesso até os dias atuais”, comentou a Diretora de Comunicação da ABAPI, Ana Beatriz Nunes Guerra.
A ABAPI encerra este ano desejando aos seus associados e amigos um Natal de muita festa e alegria, e que estejamos todos juntos para celebrar em 2024 novas e importantes conquistas.”