• Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade federal Fluminense (UFF) em dezembro/1976 • Treinamento em Patent Prosecution no escritório J.A Kemp, Londres/Inglaterra, em 1998. • Treinamento em Buscas de Anterioridades para viabilidade de patenteamento no European Patent Office, Haia/Holanda, em 2003. • Agente da Propriedade Industrial credenciado pelo INPI • Membro da ABPI (Assoc. Bras. da Propriedade Intelectual), da ABAPI (Assoc. Bras. dos Agentes da Propriedade Industrial) e do LES-Brasil (Licensing Executives Society-Brasil)
Escritório
Petróleo Brasileiro S/A – Petrobrás
Experiência Profissional
Trabalhou na Petrobras de maio de 1979 a junho 2014. Principais atividades: • de 1983 até 1990 na Divisão de Nacionalização de Produtos do Serviço de Materiais da Petrobras; • de 1991 a 2003 na área de Propriedade Intelectual do Centro de Pesquisas da Petrobras, trabalhando na proteção de ativos intelectuais da empresa, no Brasil e no exterior (patentes e desenhos industriais), e na apresentação de medidas impeditivas para a concessão de patentes (subsídios para exame, nulidades administrativa e judicial), no Brasil e no exterior; • de abril 2005 a junho de 2014 trabalhou na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos da Gerência Executiva de Refino/Diretoria de Abastecimento da Petrobras, com enfoque nos aspectos da PI.
Execução de Perícias Judiciais referentes a Ações de Infração e de Anulação de Patentes no âmbito do Tribunal de Justiça/JRJ e na Justiça Federal/RJ.
Elaboração de Pareceres Técnicos para Ações de Infração e de Anulação de Patentes no âmbito do Tribunal de Justiça/JRJ e na Justiça Federal/RJ.
Atuação como Assistente Técnico em Ações de Infração e de Anulação de Patentes no âmbito do Tribunal de Justiça/RJ e na Justiça Federal/RJ.
Laudos e Perícias Realizados
• Processo 2002.51.01.500610-0 – 31ª Vara Federal (antiga 38ª VF) – Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nulidade de patente. Perito Judicial indicado pelo Juízo. Autor: Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas Tatu S/A Réu: Semeato S/A Ind. Com. e outro.
• Processo 2003.51.01.521670-5 – 31ª Vara Federal (antiga 38ª VF) – Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nulidade de patente. Assistente Técnico do Autor. Autor: Companhia Siderúrgica Nacional – CSN. Réu: Friederich August Hermann Kolle e outros.
• Processo 2004.51.01.513605-0 – 31ª Vara Federal (antiga 38ª VF) – Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nulidade de patente. Perito Judicial indicado pelo Juízo. Autor: FMC Technologies do Brasil Ltda. Réu: Instituto Nacional da Propriedade Industrial e outro.
• Processo 2006.51.01.504104-9 – 31ª Vara Federal (antiga 38ª VF) – Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nulidade de patente. Perito Judicial indicado pelo Juízo. Autor: Bandeirante Ind. Com. Maq. Ltda. Réus: José Ramão Nascimento Silva e outro.
• Processo 2008.51.01.816249-3 – 37ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio de Janeiro Nulidade de patente. Parecer Técnico elaborado a pedido do patrono do 1º Réu – Análise de infração de patente pelo Autor da Ação Judicial. Autor: TMA Ind. Com. Ltda. Réu: Cláudio Ribeiro do Nascimento e outro.
• Processo 2012.51.01.057916-3 – 25ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Nulidade de patente. Parecer Técnico elaborado a pedido do 1º Réu – Análise do requerimento de Nulidade de patentes. Autor: Magnesita Refratários S.A. Réu: Instituto Nacional da Propriedade Industrial e outros.
• “Proteção Patentária” artigo publicado na página na Internet do Instituto Inovação (http://blog.institutoinovacao.com.br/2008/07/14/protecao-patentearia/) em 14/07/2008
A ABAPI valoriza sua privacidade. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies para aprimorar a navegação, analisar o uso do site e melhorar nossas iniciativas de marketing. Leia nossaPolítica de Privacidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.